terça-feira, 18 de maio de 2010

Vigorexia: Forma física acima de tudo


Eu nao podia começar a tratar de assuntos sobre o "corpo perfeito" sem antes explicar e relatar sobre um detalhe que para muitos passam despercebidos e para outros se torna um transtorno.
A gente acorda e parece mais um dia normal nao é gente? mais ai vem o espelho... para pessoas que malham por simplismente "fazer algo pra nao se tornar mais um na lista de sedentarios" ele passa direto da sua vida, mais para os atletas, pessoas do meio fitness e nós isso ainda é um tabú.Quando parar? como notar entao o sintoma da VIGOREXIA? um nome complexo mais que assusta muita gente por ai nas academias ENTAO AI VAI:

o que é?
A vigorexia é um dos extremos da preocupação exagerada com a forma física. Enquanto a anorexia e a bulimia são mais freqüentes em mulheres, que deixam de se alimentar ou comem para depois vomitar porque acreditam estar gordas, a vigorexia afeta mais os homens que desejam desenvolver seus músculos, já que se vêem fracos e doentes.

o perigo onde esta?
As pessoas com complexo de Adônis consideram que todos os sacrifícios são pouco para conseguir um corpo perfeito. É uma corrida sem fim, porque a imagem vista no espelho por alguém com vigorexia é sempre a de uma pessoa sem músculos e sem qualquer atrativo físico.

Essa corrida para obter o corpo perfeito começa com dependência doentia da academia e da prática de esportes, com mudança de dieta, baseada em proteínas e carboidratos e, freqüentemente, com o consumo de anabolizantes e esteróides.

A auto-estima diminui, e a necessidade de fazer atividade física o tempo todo afasta a pessoa com vigorexia dos amigos, da família, do trabalho e de qualquer outra atividade. Ela se torna um ser introvertido e fechado. A frustração que acompanha a vigorexia pode explodir em episódios de grande violência. Isso acontece principalmente quando o entorno socio-cultural elogia um homem atlético, forte e temido.

Ao contrário do que se pensa, uma pessoa com vigorexia não está fisicamente saudável. Ossos, tendões, articulações e músculos sofrem conseqüências do exercício excessivo, e lesões são freqüentes.

Diante da dor produzida pela forte intensidade da atividade física, o corpo libera endorfinas para reduzi-la. A quantidade de endorfinas aumenta proporcionalmente ao tempo dedicado aos exercícios, tornando a pessoa “viciada” nesta substância e, com isso, em academia.

prevençao?

Resgatar a auto-estima é fundamental para a pessoa com vigorexia. Trata-se de recuperar a imagem e modificar comportamento e hábitos para poder se aceitar de novo.

enfim gente, beijinho e cuidado! E VAMO QUE VAMO

Um comentário:

  1. aDOOOREI ESSA MATÉRIA!!!! JÁ TINHA OUVIDO FALAR SOBRE ESSE PROBLEMA, MAIS NÃO SABIA O NOME NEM MUITO MENOS Q PODERIA SER UMA DOENÇA.

    ResponderExcluir

ajudando a divulgar!!!

ajudando a divulgar!!!
REDE SMAM DÁ UMA SACADA! foruns sobre musculaçao, alimentaçao, treino, E O MELHOR É SO PRA NÓS MULEHRES, la fofocamos e a amizade rola solta sem perder o foco.. TREINO TREINO DESCANSO, TREINO TREINO E ALIMENTAÇAO beijo