domingo, 27 de junho de 2010

ÍNDICE GLICÊMICO (um dos componentes principais para a montagem de uma dieta)



Porque é de tanta importancia o I.G?

O índice glicemico, ou glicemia, é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue.
Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, com base neste fato, é possível classificá-los: quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a liberação de insulina pelo pancreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açúcar.
Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo índice glicemico, e os que afetam muito, de alto valor glicemico.
A insulina é um hormonio que tem poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos, onde, no fígado, se deposita na forma de glicogenio; estes depósitos, entretanto, tem uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicerídeos que serão armazenados sob a forma de gordura.

Abeixo uma tabela com alguns alimentos e seus respectivos I.G:


(clicar na imagem pra aumentar a figura)

Um dos alimentos principais para o PRÉ-TREINO:

Batata doce:
Em grande parte, o sucesso de deve ao seu baixo índice glicêmico (IG). Este índice indica a velocidade com que o açúcar (glicose) vai parar na circulação assim que comemos algo, sendo que quanto mais baixo, melhor (exceto em algumas situações, como na alimentação pós-treino).
Alimentos com baixo IG liberam energia mais lentamente, o que faz com que o pique para o treino seja mantido por mais tempo. O oposto ocorre quando são consumidos alimentos de alto IG, como pão branco ou doces, que fazem o açúcar entrar depressa no corpo. Só que ele também sai rapidinho. Daí o rendimento do treino cai e a fome aparece antes da hora.
Importante: a inclusão da batata doce na dieta do praticante de atividade física ou atleta em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento, depende de uma enormidade de fatores, que só o profissional de nutrição pode avaliar.


Fonte: TEXTO criado por Luani Oliveira Busca no Blog de Vida Saudavel.

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ajudando a divulgar!!!

ajudando a divulgar!!!
REDE SMAM DÁ UMA SACADA! foruns sobre musculaçao, alimentaçao, treino, E O MELHOR É SO PRA NÓS MULEHRES, la fofocamos e a amizade rola solta sem perder o foco.. TREINO TREINO DESCANSO, TREINO TREINO E ALIMENTAÇAO beijo